sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
O Cão Ideal
Já enfrentei esse dilem. Comprar um Cão e escolher a Raça, ou mesmo adotar um Vira-latinha.
Cães não são como carros, que se pode visitar nas concessionárias, entrar dento e até fazer test drive. Cães também não são como outros bens que se compra e, depois, se não funcionarem direito - no caso das geladeiras, se elas não gelarem; das televisões, se elas não sintonizarem os canais; e no dos Cães ? Cães que latem demais ou nada latem vêm com defeito ? E Cães de guarda que nada guardam ? Enfim... - nós devolveremos e trocamos por outro.
Por tudo isso, caro leito, a escolha tem que ser precisa, milimétrica e certeira. Não posso comprar um Pastor Alemão e depois pensar: - puxa, preferia um Chow Chow ! ... a menos que eu more em uma casa espaçosa e também compre um cachorro dessa Raça.
De qualquer modo, a escolha é árdua, podendo consumir horas e até dias de pensamentos ansiosos, algumas caixas de fluoxetina ou lexotan, e culminando em gritaria e conflitos com os filhos, que querem sempre um Labrador ou Golden, com os pais, que, idosos, insistem no velho Pequinês ou no Pastor - Alemão, ou no cônjuge, que é sempre do contra e quer um Cão peludo se você prefere um de pelo curto, ou um pequeno se você quer um grande. À parte de todas essas confusões, você ainda se pegará em sites de internet pesquisando sobre as Raças, visitando inusitadas feiras de filhotes e animais domésticos em hipermercados, praças hermas em meio a avenidas movimentadas, e até indo a exposições de beleza, onde todos lhe parecerão metidos, arrogantes e esnobes, sem hipérbole ou exagero na última afirmação.
No fim das contas terá se passado um ano e você nem sabe se o Fido será preto, branco, castanho, sal e pimenta (essa é uma das cores do schnauzer...) ou ferrugem (cor de alguns terriers); se terá orelha pontuda, como a dos Lobos (chamamos esses animais de Cães tipo Spitz) ou caídas, como a do Basset Hound; se será atlético e " longilíneo " como um Weimaraner ou atarracado e " brevilíneo " como um Buldogue Inglês, numa comparação que bem poderia lembrar a dupla Dom Quixote e Sancho Pança.
Quanto aos consumidores, fica também a advertência de que Cães são seres vivos, não produtos ou utensílios, pelo que, nem sempre, a tabela vai refletir a personalidade do Cãozinho que você decidir comprar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário