terça-feira, 2 de agosto de 2011

Macho ou Fêmea


Optar por um Cão macho ou fêmea é outro fator que se deve ter em mente antes de adquirir um cão.
Os cães machos costumam ser menos exigentes do que as cadelas, mas nem sempre é o caso. Os machos têm maior tendência em vaguear, principalmente se houver uma cadela no "cio" na vizinhança; e por possuírem uma natureza mais dominadora do que as fêmeas são mais difíceis de adestrar - uma das razões por que as cadelas são preferidas como cães -guia!

O Ciclo Reprodutivo

Macho

Embora possa variar de raça para raça, o início da maturidade, conhecido como
puberdade, ocorre dos seis meses em diante. Como regra geral os machos atingem a puberdade ligeiramente mais tarde do que as fêmeas da mesma raça, com exceção do Beagle, em que a situação se inverte. Esse atraso é normalmente uma questão de semanas, como em algumas raças: O Saluki e o Chow Chow.


Os cães devem ser acasalados depois de completarem um ano, para assegurar uma fertilidade máxima. Eles podem acasalar durante o ano inteiro, permanecendo sexualmente competentes ainda que progressivamente menos férteis.


Fêmea

A Cadela tem ciclos sexuais distintos, que resultam em períodos de estro. Esses períodos, também conhecidos como cio, podem ser notados a partir dos seis meses de vida, mas em algumas raças os seus ciclos aparecem apenas aos 18 meses. O cio ocorre de sete em sete ou de oito em oito meses, em média, mas não são invulgares os intervalos entre dois e 18 meses. O tamanho da cadela não influi diretamente sobre a duração dos ciclos de estro, embora se pense que o clima possa ser significativo.




Durante O Ciclo Existem Quatro Fases Reconhecidas:

A primeira é a fase pró -estro em que a vulva incha e se vê um corrimento ensanguentado na vagina. Isso ocorre antes da ovulação e não é equivalente à mestruação das fêmeas primatas, não há menstruação nas cadelas. Os cães sentemse atraídos pelas cadelas durante o pró -estro, mas os seus avanços não são recíprocos, qualquer tentativa de montar por parte do macho é repelida pela fêmea. Inquietação acompanha normalmente esta fase, que dura em média nove dias, embora possa ir de dois a 27 dias.

 A fase seguinte é a do estro, ou receptividade sexual. O corrimento ensanguentado torna -se transparente, e a fêmea permite que o acasalamento seja realizado. Este período estende -se por mais nove dias, mas pode ser de três dias ou continuar ao longo de três semanas. A libertação de ovos por parte dos ovários - ovulação - costuma ocorrer aproximadamente dois dias depois do início do estro.

Nos dois ou três meses seguintes, a hormona progesterona controla o trato reprodutivo, estando ou não a fêmea prenha. Esse período é conhecido como dioestro. Durante essa fase algumas cadelas de raças Toy costumam ter problemas adicionais, mais conhecidos como gravidez falsa ou pseudogravidez. Este estado,tal como o nome sugere, assemelha -se a uma gravidez verdadeira, a ponto de haver produção de leite, embora a fêmea não tenha acasalado durante o cio precedente. As pseudogravidez podem tornar -se um problema porque a cadela tende a ficar temperamental e agressiva em determinadas ocasiões. A remoção dos ovários é uma opção que pode ser levada em conta sob essas circunstâncias.

A fase mais longa do ciclo é o anoestro, em que não há  atividade sexual aparente e que dura até ocorrer o próximo pró -estro. As fêmeas continuam normalmente a ter cio até à velhice, permanecendo férteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário