Alguns cães adoram a sua casa quase tanto quanto você !
Em Agosto de 1976, um cão da raça Setter Irlandês ruivo, chamado Bede, desapareceu quando estava de férias, na Cornualha. Perdeu -se do seu dono: O Padre Louis Heston. Após seis meses perdido, Bede com as patas doloridas e exausto, conseguiu voltar para a casa de seu dono, em Braitree, Esse, após viajar viajar 480 km. O Clube canino declarou Bede o cão mais corajoso de 1976. Bede também recebeu um prémio da Crufts Dog Show, em Fevereiro do ano seguinte, pela sua valentia, dedicação e amor ao seu dono.
Ao adotar um cão deve-se levar em consideração que esse animal vive aproximadamente de 10 a 15 anos em sua companhia e que é de sua responsabilidade cuidar do seu bem estar - dar-lhe as vacinas necessárias, alimentá -lo bem com uma boa ração, ser afetuoso e principalmente dar Amor e companheirismo. Uma das principais questões ao se decidir em ter um animal é escolher a raça quem mais se adapta ao seu jeito de ser e ao ambiente em que viverá.
Questionar para qual atividade aquele novo companheiro será levado, prestando atenção e levando em consideração alguns pormenores. As diversas índoles dos cães fazem com que eles se adaptam às mais variadas atividades. Um cão de guarda precisa ter uma índole mais agressiva e ser mais ativo do que um cão de companhia, que pode ser mais dócil e meigo. O local onde o cão irá permanecer também deve ser de acordo com seu porte. Cães de guarda geralmente ficam presos, mas quando soltos necessitam de espaço para correr. Um cão de porte médio necessita no mínimo de 10 m ².
Se é para exercer a função de segurança em sua casa, opte por um Dobermann ou Pastor Alemão. Mas se o espaço for pequeno, escolha um cão menor, como o Pembroke e o Cardigan, que são pequenos cães, extremamente ativos, dedicados e ótimos cães de guarda.
Agility: Campeonatos de Obediência.
É importante também levar em consideração a região em que mora, se é rural, urbana ou na periferia, se tem um quintal grande ou não -obviamente cães maiores precisam de um bom espaço para viver, mas há alguns deles que, mesmo menores, necessitam de espaço para serem felizes.
Avalie também o tipo de passeio que você poderá proporcionar a ele. O Pembroke e o Cardigan, apesar de serem menores, necessitam de uma boa dose de exercícios, pois têm tendência a engordar. Outra coisa importante é o tempo que ficará sozinho em casa.
Os cães, por viverem em matilha, nos vêem como parte integrante de seu grupo, e muitos deles, por serem demasiadamente sociáveis, não gostam de ficar sozinhos. Se pensar em ter um campeão em competições ou tornálo um cão de exposição, deverá avaliar as raças afins. O Border Collie, por exemplo, é ótimo para campeonatos de obediência, como o Agility.
Temperamento
Se você tem criança em casa, escolha um cão que goste delas, como é o caso do São Bernardo. No entanto, por se tornar grande, ele necessita de espaço, muito exercício e requer uma quantidade enorme de ração para alimentálo. Ao mesmo tempo, se você tem pessoas idosas em casa ou com problemas físicos, procure por uma raça mais calma.
Golden Retriever
O Labrador e o Golden Retriever são excelentes companheiros para os deficientes e crianças pequenas. A presença desses cães é tão reconhecida entre essas pessoas, que é crescente o número de cães residentes em hospitais psiquiátricos, geriáticos e hospícios. Estudos comprovam que o ato de acariciar um cão ajuda a diminuir a pressão arterial de um doente.
Alimentação
Calcule de quanto poderá dispor,em dinheiro, com alimentação semanal. Existem no mercado vários tipos de rações e com preços que variam entre R$ 3,00 até R$ 35,00 o quilo. Quanto maior o cão, mais comida ele consumirá. Lembre -se de que um cão saudável, ágil e inteligente necessita de muitas calorias, e isso requer uma dieta rica em nutrientes.
Cuidados Essenciais
O tempo que você poderá dispor para cuidar de seu cão é fundamental. Cães de pêlos curtos exigem menos cuidados com a pelagem do que cães de pêlos longos, que requerem escovação diária e tosa frequente, lavagem de 15 em 15 dias, com um xampu ou sabonete, de preferência com antibactericidas e antipulgas, com água morna ou temperatura ambiente.
Tempo de Convivência
Filhotes são mais fáceis de tratar, apesar da necessidade de adestrá -los, mas com certeza se adaptarão mais rapidamente do que a maioria dos cães mais velhos, que podem ter tido vários donos diferentes e maus costumes, podendo ser agressivos ou nervosos em relação ao novo dono.
A Melhor Escolha
São muitas as questões que devem ser avaliadas ao escolher uma raça. Adotar e cuidar de um cão pode ser dispendioso e requer tempo, mas as raças variam tanto em termos de tamanho, aparência e temperamento, possível selecionar um que se adapte às suas circunstâncias. Independentemente dos estragos e inconvenientes que possam causar em casa, esses companheiros tornam -se parte da família.
Sinais de Saúde
Para saber se o cão que escolheu é saudável, antes de concluir a aquisição siga algumas intuções:
_ Pegue no cão para saber se ele não tem machucados ou dores.
_ Levante a aba da orelha e veja se o canal auditivo está seco e limpo.
_ Abra a boca e examine se a língua e as gengivas são cor-de-rosa (com exceção do Chow Chow que é o único que tem língua preta ).
_ Os olhos não devem ter sinais de corrimento nem ser vermelhos.
_ Passe a mão na pelagem no sentido contrário, para ver se há feridas ou pó preto causado por pulgas.
_ Olhe debaixo da cauda se não há manchas que indiquem diarréia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário