terça-feira, 12 de julho de 2011
A Vacinação
O manejo de vacinação pode variar um pouco, da acordo com os procedimentos adotados por cada médico veterinário. O contato do filhote com qualquer outro animal antes de completar o esquema de vacinação deve ser evitado, já que ele ainda não está imune a algumas doenças importantes. Passeios nas ruas somente após a última dose de vacina. Além disso, não é bom que ele tenha contato com muitas pessoas.
As principais vacinas caninas são a V8 e a V10, aplicadas em quatro doses. A diferença entre elas é que a V10 tem um reforço maior contra a leptospirose. Elas protegem os filhotes de doenças sérias como a cinomose, parvovirose, hepatite e leptospirose. Cães das raças Labrador e Rottweiler tomam uma dose a mais em função da sensibilidade digestiva. O intervalo mínimo entre as doses ocorre entre 21 dias, podendo variar de um veterinário para outro.
Aos 60 dias de vida, o filhote precisa ser imunizado contra a gripe canina, através de uma única dose de vacina. A giardíase ( protozoário ) é controlada com a vacinação feita em duas doses.
Embora a vacina não imunize completamente o filhote, ela funciona diminuindo os sintomas e o período em que o cão elimina o agente no ambiente.
Por último, no final do esquema de vacinação, é aplicada a vacina antirrábica, em uma única dose. E, com exceção do reforço contra a leptospirose, a manutenção das vacinas deve ser realizada anualmente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário