segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pastor de Shetland

Utilidade: Condutor e guarda de rebanhos e companhia.
Tamanho: 37 cm para machos e 35,5 para fêmea.
Peso: 6 a 12 quilos.
Aspectos Gerais: Porte pequeno, simétrico, vigoroso e robusto, na verdade pode-se dizer que é uma miniatura do Collie de pelo longo.
Pelagem: Dupla com pelo áspero, longo e reto e subpelo curto, cerrado e muito abundante. Membros franjados até a altura dos jarretes, daí para baixo é curta e lisa. Na cauda, a pelagem é profusa. As cores podem ser preta, azul-merle e marta, variando do dourado ao mogno; marcados com quantidades variadas de branca e/ou castanha.
Longevidade: 12 a 14 anos.
Temperamento: Inteligente, dócil, companheiro, fiel, alerta.
Este pequeno cão, de aparência muito semelhante ao Collie, é originário da Ilhas Shetland, localizadas no norte da Escócia. É provável que a raça tenha origem a partir de cruzamentos entre cães nativos da ilha com cães originários da Islândia e Groenlândia (Yakki) e cães tipo Collie (ancestral do Collie moderno e do Border Collie). Desenvolvido para desempenhar tarefas de guarda e condução de rebanhos, o Pastor de Shertland guarda até hoje características especiais. O instinto para guardar propriedades e dar alarmes torna o animal ímpar no trabalho com fazendeiros ou como guardiões do lar, uma herança de anos de constante vigilância necessária para proteger sítios, cabanas e rebanhos contra qualquer tipo de invasor. Usado tanto como companhia quanto para trabalho, este cão obedece com vontade e naturalidade, com pouco ou nenhum ensino. Não é à toa que exemplares da raça se tornaram campeões em provas de obediência.Favoritismo tem motivos
Características como habilidade, rapidez, graça e agilidade para saltar sobre obstáculos, tornam esse cão fantástico no campo, floresta e no trabalho em fazendas, mas o que torna ainda mais fascinante é a sua natureza dócil, sua devoção e sua inteligência quase humanas. No Brasil, os exemplares da raça também têm se destacado em provas de agility, dividindo com os Bordes o favoritismo nas competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário