Tamanho: 50,5 a 56 cm para fêmeas e 53,5 a 60 cm para machos.
Peso: 16 a 27 quilos.
Aspectos Gerais: porte médio, rápido, ágil e solto. É medianamente compacto, com orelhas aretas e cauda em pincel. Ele é leve, de musculatura firme e bem desenvolvida.
Pelagem: dupla, bem farta, de comprimento médio, com contorno bem definido. O subpelo é denso e macio, longo o suficiente para amar o pelo. Os pelos são retos, suavaes e uniformemente assentados.
Longevidade: 10 a 12 anos.
Temperamento: dócil, amigo, gentil, versátil, inteligente, companheiros e muito tolerante com crianças.
Pesquisas indicam que os Chukchis mantiveram a pureza da raça durante todo o século 14, sendo que é o único cão puro de ancestrais da raça hoje conhecida.
O Husky ficou famoso por acumular inúmeras vitórias em corridas de trenós na neve, durante o século 20, no Alasca.
O temperamento e a habilidade para as corridas chamaram a atenção dos americanos admiradores do esporte e, então, em 1930 a raça foi reconhecida pelo American Kennel Clube (akc). Esse cão é naturalmente amigo e gentil, apesar de possuir uma natureza muito independente.
Ele não possui qualquer tipo de odor, como a maioria dos cães com pelagem densa. A companhia agradável, a beleza, versatilidade e disposição o tornaram muito apreciado pelos admiradores de cães no mundo todo. No entanto, é preciso ter perfil adequado para criar a raça como pet, já que os cães costumam ser muito ativos e destrutivos quando se sentem entediados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário