terça-feira, 6 de março de 2012

Husky Siberiano

Utilização: tração de trenós, com cargas leves.
Tamanho: 50,5 a 56 cm para  fêmeas e 53,5 a 60 cm para machos.
Peso: 16 a 27 quilos.
Aspectos Gerais: porte médio, rápido, ágil e solto. É medianamente compacto, com orelhas aretas e cauda em pincel. Ele é leve, de musculatura firme e bem desenvolvida.
Pelagem: dupla, bem farta, de comprimento médio, com contorno bem definido. O subpelo é denso e macio, longo o suficiente para amar o pelo. Os pelos são retos, suavaes e uniformemente assentados.
Longevidade: 10 a 12 anos.
Temperamento: dócil, amigo, gentil, versátil, inteligente, companheiros e muito tolerante com crianças.
Conhecida na Sibéria 2 mil anos, a raça foi criada pelo povo chukchi, do nordeste da Ásia, como um resistente cão de trenó. Isso porque eles precisavam de um animal capaz de viajar grandes distâncias em uma velocidade moderada, carregando cargas leves, em baixas temperaturas e com um gasto mínimo de energia.
Pesquisas indicam que os Chukchis mantiveram a pureza da raça durante todo o século 14, sendo que é o único cão puro de ancestrais da raça hoje conhecida.
O Husky ficou famoso por acumular inúmeras vitórias em corridas de trenós na neve, durante o século 20, no Alasca.
O temperamento e a habilidade para as corridas chamaram a atenção dos americanos admiradores do esporte e, então, em 1930 a raça foi reconhecida pelo American Kennel Clube (akc). Esse cão é naturalmente amigo e gentil, apesar de possuir uma natureza muito independente.
Sempre Disposto

 Ele não possui qualquer tipo de odor, como a maioria dos cães com pelagem densa. A companhia agradável, a beleza, versatilidade e disposição o tornaram muito apreciado pelos admiradores de cães no mundo todo. No entanto, é preciso ter perfil adequado para criar a raça como pet, já que os cães costumam ser muito ativos e destrutivos quando se sentem entediados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário