sexta-feira, 9 de março de 2012

Setter Irlandês Vermelho

Utilização: Caça e Companhia.
Tamanho: 58 a 67 cm para machos e 55 a 62 cm para fêmeas.
Peso: Proporcional ao tamanho.
Aspectos Gerais: Na aparecencia geral é um ativo e aristocrático cão passarinheiro, de cor tipicamente vermelha e elegância incontestável. As orelhas são longas e caídas. No campo é um caçador de movimentos rápidos e no lar é doce e exelente companhia. Pelas suas linhas é considerado por vários artistas como o mais belo dos cães, tanto parado como em movimento.
Pelagem: Na cabeça, na frente das pernas e na base da orelhas, curto e fino; nas outras partes do tronco e membros deve ser de comprimento médio, plano e sem possiblidade de ser ondulado ou crespo. As franjas na parte superior das orelhas são longas e sedosas; na parte traseira das pernas anteriores e posteriores os pelos são longos e finos; o ventre é bem franjado, formando franjas que podem se estender até o peito e a garganta. Patas bem franjadas entre os dedos. Cauda com franjas moderamente longas, diminuindo de comprimento quando se se aproxima da ponta. Todas as franjas são retas e planas. A cor é rico-castanho sem traço de preto; branco no peito, gaganta e dedos; uma pequena estrela branca na testa ou lista branca estreita no focinho ou na face, não deve ser desclassificado.
Longevidade: 10 a 12 anos.
Temperamento: Muito ativo, inteligente, dócil, calmo, fiel, adora brincar e participar de atividades esportivas.
O surgimento do Setter Irlandês Vermelho está intimamente ligado ao Setter Branco e Vermelho, que deu origem à raça. Embora possuísse pelagem diferente da atual, este cão já era tão admirado que venceu a primeira exposição canina realizada em Birmingham, no ano de 1860. Somente em 1870, através de um trabalho sério de seleção realizado pelo criador Maurice O'Connor, o Setter Irlandês Vermelho começou a fixar suas características. Desenvolvido na Irlanda como um cão de trabalho, especialmente para a função de caça, a raça originou-se do cruzamento do Setter Irlandês Vermelho e Branco e de um cão desconhecido, cuja colocação da pelagem era Vermelho sólido. Hoje, o Setter Irlandês Vermelho e Branco é reconhecido como raça independente.
Com a fixação das características da raça durante os anos, formou-se um cão inteligente, robusto e muito resistente.
Dono de um porte nobre, personalidade marcante e uma pelagem que apresenta textura e coloração vivas, ele é capaz de conquistar novos fãs em poucos segundos. Mas o que impressiona mesmo é que, além da beleza, os cães da raça são exímios caçadores. Aliás, foram desenvolvidos para a prática deste esporte e por isso contam com excelente faro aliado à velocidade e resistência física.

Cães Para Grandes Propriedades

No Brasil, o Setter Irlandês é criado muitas vezes como companhia e utilizado para tarefa de cão de alarme, trabalho que desempenha com sucesso. Os exemplares costumam ser ativos e brincalhões e toda esta energia requer espaço para ser gasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário