sexta-feira, 9 de março de 2012

Spaniel Bretão.



















Utilização: Caça e companhia.
Tamanho: 47 a 50 cm.
Peso: 15 a 18 quilos.
Aspectos Gerais: É um cão de pequeno porte, robusto,muito vigoroso, esperto e de expressão inteligente. As orelhas são pendentes e bem providas de pelos. O Spaniel Bretão por vezes nasce anuro (sem cauda) ou quando não, deve ter cauda amputada com mínimo de 6 cm e máximo de 10 cm.
Pelagem: É relativamente fina, densa, moderadamente franjada, podendo ser lisa ou levemente ondulada. As cores são branca e laranja, branca e fígado, branca e preta, ou tricolor - branco, laranja e figado ou branco laranja e preto e ainda ruão com qualquer dessas cores.
Longevidade: 12 a 14 anos.
Temperamento: Sociável com seus semelhantes, companheiro, ideal, sendo equilibrado, franco, doce e inteligente.
Desenvolvido a partir do cão Oysel, uma das mais antigas raças de cães apontadores, o Spaniel Bretão teve origem na Vila de Callac, na França. No século 19, com o hábito da caça às perdizes, a elite inglesa utilizava seus melhores cães de tiro no trabalho, entre eles destacavam-se raças como Setter Inglês, Gordon Setter e Pointer. Deixados nas fazendas até a estação seguinte, estes animais cruzavam com um popular Spaniel da região, originando-se a partir destes cruzamentos o Spaniel Bretão. O resultado foi tão positivo que, a partir do século 20, os caçadores passaram a planejar cruzamentos para transformar a raça num excelente caçador, com características de aponte e recolhedor de caça.
Um cão sociável e companheiro, o Spaniel Bretão se mostra equilibrado e inteligente em qualquer situação. Apesar do pequeno porte, é robusto, vigoroso e bem esperto. Quando criado em casa, necessita de espaço para a prática de atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário